Lei de Incentivo à Reciclagem: tudo o que você precisa saber
- SOLOS

- 12 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Você sabia que sua empresa pode investir em projetos socioambientais, fortalecer o ESG e ainda abater parte do Imposto de Renda?
Isso já é possível por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem (Lei Federal nº 14.260/2021), sendo este um importante marco para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Essa lei permite que empresas direcionem parte do imposto devido para projetos que atuam na cadeia da reciclagem, promovendo geração de renda, educação ambiental, inovação e impacto social.
Quem pode investir pela Lei de Incentivo à Reciclagem?
A Lei de Incentivo à Reciclagem é um incentivo federal, ou seja, está vinculada a tributos federais, com abatimento Imposto de Renda (IRPJ). Por isso:
✅ Somente empresas enquadradas no regime de Lucro Real podem realizar o abatimento no imposto.
❌ Empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido podem apoiar projetos, mas sem o benefício fiscal.
Ou seja: se sua empresa é Lucro Real, ela já tem hoje a oportunidade legal de transformar até 1% do imposto em impacto positivo direto na sociedade.
Como investir em projetos via Lei de Incentivo à Reciclagem?
Funciona de forma simples:
Sua empresa escolhe um projeto aprovado no Ministério do Meio Ambiente;
Realiza o aporte financeiro;
O valor investido é posteriormente abatido do IR devido, dentro dos limites legais;
A empresa acompanha, divulga e mede o impacto gerado.
Além do benefício fiscal, investir por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem gera valor institucional, reputacional e estratégico. Sua marca passa a atuar de forma concreta na redução de resíduos, na geração de renda e na construção de soluções ambientais duradouras.
A SOLOS conecta sua empresa a projetos de impacto real
A SOLOS tem projeto aprovado na Lei de Incentivo à Reciclagem, o que permite que empresas do Lucro Real apoiem diretamente ações que fortalecem a coleta seletiva, a educação ambiental, a economia circular e a geração de renda por meio da reciclagem.
Entre essas iniciativas está o RODA – A reciclagem na sua porta, projeto que leva a reciclagem para mais perto das pessoas e transforma a relação da cidade com os resíduos. Agora, sua empresa pode apoiar a expansão do RODA por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem, com benefício fiscal e impacto social e ambiental real.
Apoie o RODA com seu Imposto de Renda e faça parte dessa transformação.







Comentários