top of page

Reciclagem de vidro em Caraíva com 36 toneladas de resíduos coletados

Para além da resolução da reciclagem do vidro e os ganhos ambientais, o Vidrado tem apoiado a valorização da cultura indígena


mulher separando garrafa de vidro para reciclagem

A 3ª edição do Vidrado, projeto de reciclagem que promove o descarte correto e reciclagem de vidro em caraíva, coletou 36 toneladas de materiais durante o verão 2023 em Caraíva, paraíso turístico localizado no sul da Bahia (BA). A iniciativa, promovida pela SOLOS, startup de impacto socioambiental, e pelas empresas INNER, responsável pelo AWÊ, evento mais tradicional de Ano Novo do vilarejo, e Heineken®, cervejaria holandesa, investe na conscientização de turistas e moradores, na implantação de coletores sinalizados e na coleta porta a porta.


Garrafas de vidro de bebidas como cervejas, destilados e vinhos, potes de conserva e copos quebrados são alguns dos tipos de materiais que o vidrado coleta. O programa conta com 95% de adesão de residentes e empreendimentos locais. Os resíduos são coletados de quadriciclo, único veículo motorizado permitido a trafegar pela região.


“Ao longo das três edições, o Vidrado tem atuado para garantir a reciclagem das embalagens de vidro, informar moradores e turistas sobre o descarte correto e integrar à comunidade indígena do Xandó. Por isso, unimos uma série de ações colaborativas que envolvem a comunidade para sensibilizar, garantir a adesão e gerar renda e fortalecimento da comunidade Pataxó”, explica Saville Alves, cofundadora da SOLOS.

Desde seu início, em 2020, o Vidrado já arrecadou mais de 80 toneladas de resíduos de vidro. Todas as embalagens coletadas são direcionadas para a reciclagem, por meio do apoio da Owen Illinois, maior recicladora de vidro do mundo. Cada garrafa recolhida pode dar origem a uma nova, sem a perda de nenhuma matéria-prima e com menor emissão de resíduos e partículas de gás carbônico (CO²). Com a destinação feita pelo projeto até aqui, a indústria já produziu mais de 266 mil novas garrafas e contribuiu, somente neste ano, para a redução de 115 MWh de consumo energético, o suficiente para abastecer uma casa por dois anos.


“O impacto do lixo no vilarejo sempre foi um ponto de atenção. A dificuldade logística que Caraíva apresenta e o peso do vidro trazem grande desafio para a circularidade desse resíduo. O projeto começou para sanar o problema pontual da semana do Réveillon, porém foi se estendendo a cada edição e agora temos a intenção de encontrar um formato para torná-lo perene. Acreditamos na participação da comunidade e empresários para juntos darmos os próximos passos na direção de uma Caraíva mais sustentável”, explica Caio Gutierrez, CEO da INNER.


Segundo Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken® no Brasil, o Vidrado é um projeto que se conecta diretamente com o pilar de sustentabilidade da companhia. Para ela, impulsionar o descarte correto das embalagens de vidro e participar desta mudança de comportamento do consumidor é mais uma forma de enxergar e praticar a circularidade. “É uma maneira de influenciar pessoas a repensarem sua relação com meio ambiente, sobre a vida nas cidades e a importância de um olhar mais responsável”, comenta.


“Para além da resolução da reciclagem do vidro e os ganhos ambientais, o Vidrado tem apoiado a valorização da cultura indígena, por meio de ações de legado junto à Comunidade do Xandó, etnia Pataxó vizinha à Caraíva. O programa prioriza a contratação de moradores e tem atendido algumas demandas da localidade. Em 2022, foi proporcionada a requalificação da OCA sagrada Turuim e, neste ano, foram implementados mobiliários para espaços públicos, 80 coletores feitos de plástico reciclado e placas de sinalização do território indígena”, finaliza Saville.

SOBRE A SOLOS


A SOLOS é uma startup nordestina de impacto socioambiental voltada para superar os desafios da economia circular. A empresa atua junto aos setores público e privado no desenvolvimento de projetos que otimizam o processo de reciclagem, inserindo-o na vida das pessoas. Por meio de sistemas inteligentes, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo, melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em cinco anos, a empresa já realizou parcerias com marcas como Ambev, Braskem, Ifood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 800 toneladas de resíduos, gerando R$2 milhões em renda para os catadores.


O trabalho é fruto de muitas experiências, entre elas a participação em acelerações como Triggers (2017), Senai | Cidades Sustentáveis (2018; 2019), Quintessa (2020; 2021) e BNDES Garagem (2021; 2022). Oportunidades que enriqueceram a startup enquanto modelo de negócio, e influenciaram na forma como transformou o desenvolvimento de soluções para o descarte correto de resíduos. No mercado de impacto, a SOLOS já recebeu o Prêmio Impacta Nordeste e lugar como Membro da Associação Brasileira de Empresas de Logística Reversa (ABELORE; 2023).


SOBRE INNER E O AWÊ


A INNER é uma empresa multiplataforma responsável por 25 eventos proprietários por ano. Trabalha com brand experience para diversas marcas e tem o pilar social e ambiental presente em seus projetos. Através da relação com o vilarejo de Caraíva criou o AWÊ em 2016, composto pelos principais eventos de fim de ano da vila e que virou empresa extremamente atuante em todas as frentes da comunidade, como festas tradicionais, questões relacionadas à sustentabilidade, sociais, etc.

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Nov 08, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Projeto incrível!

Like
bottom of page