SOLOS no Estadão - Das pequenas para as gigantes: como startups ajudam grandes empresas com soluções sustentáveis
- SOLOS
- 30 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Produtos ofertados vão dos mais tradicionais de logística reversa aos mais inusitados, como ‘milhas ecológicas’ e eletrônicos de café; segundo pesquisa, nos últimos 10 anos antes da COP-30, em média 40 dessas empresas foram criadas anualmente no Brasil
Por Shagaly Ferreira
30/05/2025 | 11h00
Dirigidas por mulheres e com operação na Bahia, as startups So+ma e Solos têm ainda mais um ponto em comum: ambas firmaram parceria com o Grupo Heineken para ofertar soluções locais em logística reversa. A cervejaria tem como uma das metas de sustentabilidade alcançar 100% de circularidade de garrafas em até cinco anos após a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá este ano no Brasil. E é justamente para alcançar esse objetivo que as empresas de menor porte entram com sua expertise e poder de diálogo com a comunidade.
Leia também: SOLOS na PEGN - Startup gera R$ 6,6 milhões de renda para cooperativas e catadores de resíduos
“A responsabilidade da companhia no País, que tem dimensões continentais, é enorme, e um dos grandes desafios para atingir a meta de circularidade é o engajamento de consumidores e dos pontos de venda”, explica a diretora de sustentabilidade do Grupo, Ligia Camargo. “Precisamos de quem trabalha na ponta, como Solos e So+ma, para fazer justamente essa conexão. É a união de uma grande companhia com parceiros que estão onde os braços dela não alcançam.”

Comments